A osteoporose é uma condição que afeta os ossos, tornando-os fracos, quebradiços e propensos a lesões.
As fraturas mais comuns nesses casos ocorrem no quadril, coluna vertebral e punho, e são mais frequentes em idosos e mulheres pós-menopausa.
Para saber todos os detalhes sobre a osteoporose, continue conosco!
Como a osteoporose se desenvolve?
Os ossos são tecidos compostos, principalmente, por fosfato de cálcio (mineral que adiciona força e rigidez) e colágeno (proteína que forma a malha onde se depositam os minerais). Essa combinação é bastante importante porque lhe permite flexibilidade e resistência, fazendo com que ele suporte melhor os impactos e estresses exercidos contra o corpo.
Para se manter saudável, o osso passa por um processo de renovação constante. Em outras palavras, as porções “velhas” e “gastas” deste são reabsorvidas e substituídas por novas estruturas, mais fortes.
Durante a infância e a adolescência, esse ciclo é muito eficiente, fazendo com que os ossos, a cada processo, tornem-se maiores, mais pesados e mais densos. Isso acontece até a pessoa chegar na idade adulta, que é quando ocorre o pico de massa óssea.
Atenção: a osteoporose tem maior probabilidade de se desenvolver quando a pessoa não consegue atingir o pico ideal de massa óssea durante os anos de crescimento.
Causas e fatores de risco
Ainda não se sabe, ao certo, quais são as causas da osteoporose. Porém, alguns fatores de risco podem ser relacionados a ela como, por exemplo:
- Idade (é o maior fator de risco para a osteoporose, atingindo homens e mulheres com mais de 35 anos);
- Menopausa (os ossos costumam se renovar ainda mais lentamente devido às mudanças hormonais associadas a ela);
- Uso prolongado de corticosteroides orais ou injetáveis;
- Hipertireoidismo e outras condições como doença celíaca, doença inflamatória intestinal, doença renal ou hepática, câncer, lúpus, mieloma múltiplo, artrite reumatoide;
- Ser caucasiano ou asiático;
- Ter um histórico familiar de osteoporose;
- Alimentação inadequada;
- Sedentarismo;
- Tabagismo;
- Baixo peso corporal.
Sintomas
Normalmente, a osteoporose não tem manifestações em sua fase inicial. Porém, uma vez que os ossos já estão enfraquecidos, pode-se notar os seguintes sinais e sintomas dessa condição:
- Dor nas costas (causada principalmente por uma fratura ou colapso das vértebras);
- Alteração da postura (manter-se inclinado para a frente, por exemplo);
- Diminuição da estatura;
- Fraturas.
Diagnóstico
O primeiro passo para o diagnóstico de osteoporose é a avaliação da massa óssea por meio de um Raio-X. Além disso, também pode ser solicitada uma densitometria óssea (para medir a densidade dos ossos, determinar o risco do paciente para fraturas e ajudar a estabelecer um tratamento apropriado).
Exames de sangue podem ser solicitados, a critério médico, para verificar as causas da perda óssea.
E por fim: a osteoporose tem cura?
Infelizmente, não. O tratamento da osteoporose se concentra na prevenção de novas perdas ósseas com a utilização de medicamentos específicos.
Também são essenciais mudanças no estilo de vida, como:
- Manter uma dieta saudável e rica em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para a saúde do corpo, principalmente o cálcio e a vitamina D.
- Praticar exercícios físicos regularmente para melhorar a saúde óssea, aumentar a força muscular e aprimorar a coordenação e o equilíbrio.
Prevenção
Medidas que previnem a osteoporose:
- Alimentação saudável;
- Consumir a quantidade diária recomendada de cálcio e vitamina D (pode ser necessário suplementar, dependendo do paciente);
- Praticar exercícios físicos (principalmente musculação);
- Parar de fumar;
- Para mulheres, pesar os prós e os contras de uma terapia hormonal e manter as consultas ginecológicas em dia.

Mal de Alzheimer: o que é e como lidar?
O mal de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa demência progressiva. O primeiro sinal da doença é a perda de memória, especialmente relacionada a

Osteoporose: causas, sintomas e tratamentos
A osteoporose é uma condição que afeta os ossos, tornando-os fracos, quebradiços e propensos a lesões. As fraturas mais comuns nesses casos ocorrem no quadril,

Diabetes: passo a passo para preservar a visão
O diabetes, infelizmente, é um problema muito comum. Segundo o Ministério da Saúde, 7,6% dos brasileiros apresentam a doença e pelo menos a metade destes